PARATISSIMA LISBOA - SANTA MARIA MAIOR (20-24/07/2016) será um desafio inovador para a arte contemporânea e o espaço urbano, constituindo-se como um grande evento público, colaborativo, inclusivo e democrático, de elevado potencial transformador para o território e para os artistas. Primeiro, porque o processo de curadoria colaborativa, baseado na pesquisa etnográfica, faz a arte invadir o território mas de forma integrada e adaptada ao espaço e aos seus moradores. Segundo, a dinâmica do evento em si e o diálogo gerado entre todos os atores é fortemente catalisadora de mudança social, desde a percepção da arte, à valorização do património e aos efeitos económicos no território. Terceiro, porque para muitas dezenas de artistas e outros agentes culturais é não só um processo de capacitação e profissionalização para o sector, mas um processo de consciência social e competência cultural com efeitos multiplicadores e potencial de replicação.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior - promotora do evento - e o EBANOCollective - criadores e organizadores - acreditam que PARATISSIMA constituirá um marco na reflexão e na prática da arte contemporânea e da intervenção no espaço público, particularmente importantes neste momento de rápidas transformações urbanas em virtude da crise, do crescimento do turismo e de novas tensões sociais e geracionais do centro histórico de Lisboa.

O Festival pretende trazer a arte contemporânea no espaço público, num percurso de 2,5Km entre Alfama, Castelo e Mouraria cheio de talento, criatividade e vontade de interagir com a cidade e os seus habitantes.

 

Percurso Paratissima Lisboa

Mapa Paratissima

Mapa do Percurso

 

TODAS AS FICHAS

 

LARGO DO CHAFARIZ DE DENTRO

 

RUA DE S. PEDRO

 

ESCADINHAS DE S. MIGUEL

 

BECO DO MALDONADO

 

PÁTEO D. FRADIQUE

 

RUA BARTOLOMEU DE GUSMÃO (CASTELO)

 

COSTA DO CASTELO

mapa do percurso com detalhe