EBANOCOLLECTIVE

CRIADORES E ORGANIZADORES

EBANOCollective é um coletivo que realiza intervenções artísticas e curadoria de exposições e eventos site-specific no espaço público, resultantes do diálogo entre prática artística, pesquisa etnográfica e as especificidades históricas e sociais dos contextos locais. Com base nessa metodologia EBANOCollective desenvolve projetos colaborativos de arte pública, com o objectivo de incidir sobre questões locais de comunidades específicas e sobre problemáticas sociais e urbanas mais amplas. Para o coletivo a cidade não pode ser vista como uma tela em branco: a arte pública deve necessariamente nascer do processo colaborativo e participativo, envolvendo os moradores dos territórios, as suas experiências, as suas memórias. Para além de recentes projectos em Itália, Reino Unido, Cabo Verde, Brasil e Estados Unidos, o centro histórico de Lisboa constitui o território de intervenção primordial do coletivo, com intervenções como a ‘Casa das Chaves’, ‘Da Casa ao Beco’ ou o ‘Passeio Literário da Graça’.

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA MAIOR

PROMOTORA

 

Santa Maria Maior reúne as freguesias do centro histórico de Lisboa, agregando os bairros da Mouraria, Alfama, Castelo, Baixa e Chiado resultando num território fascinante e cheio de contrastes urbanos, sociais e geracionais. A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior acolheu desde o início o projecto, dando sequência à crescente atenção dada à arte pública e aos eventos culturais no seu território. 

 

 

  Patio D. Fradique

 
  Shrines of Citizenship

  Shrines of Citizenship

Passeio Literário da Graça

Mouraria Light Walk

Woundscapes

FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP

MECENAS EXCLUSIVO

 

Instituída em 1991 pelo Banco Comercial Português, a Fundação surge como reflexo da cultura de responsabilidade social do Banco, o qual desde sempre entendeu adotar, a par da sua atividade específica, um claro compromisso de apoio ao desenvolvimento das comunidades em que se insere. A atividade da Fundação Millennium bcp, assume-se assim como agente de criação de valor na sociedade, nas diversas áreas da sua intervenção, sendo sua prioridade a Cultura e a partilha desta.